27 dezembro 2017

Mapa de viagem... Recife + Olinda!

- Recife é uma cidade mais perigosa que SP, fique atento ao redor para (tentar) não ser assaltado.

- Os melhores pontos para ficar são Boa Viagem e a ponta sul do bairro, o Pina, onde estão os hotéis mais novos e com restaurantes interessantes para ir a pé. Uma rua estreita que corre paralela à beira-mar, a Capitão Rebelinho, é cheia de restaurantes e bares

- Apesar dos pesares (tubarão, água suja em algumas áreas, outras com pedras antirressaca, sombra de prédios) a região que faz fronteira com Pina (área do segundo jardim) vale a pena. Dá até para tomar banho na altura da cintura (100% de não levar mordida não terás, mas uns 90% pelo menos). Mas a melhor barraca de praia, a do Pezão, fica longe dali. No meio do caminho tem a barraca do Pingo.

- Tour no Recife Antigo (ideal é visitar aos domingos): Cais do Sertão, Paço do Frevo, primeira sinagoga das Américas e Torre Malakoff. Pegue o barquinho para ir até o Parque de Esculturas de Francisco Brennand. Almoce na Casa de Banhos (fechou) ou no Bistrô & Boteco, anexo ao Cais do Sertão. Um desfecho para um dia no centro histórico pode ser o passeio de catamarã pelo Capibaribe, que sai dali na praça do Marco Zero.

- Vá ao bairro da Várzea visitar o museu-ateliê de Francisco Brennand (abre de 2a. a 6a.) e a coleção de arte e armas do Instituto Ricardo Brennand (abre de 3a. a domingo). Almoço no Restaurante Catelus, antes da visita ao museu. O tour pode continuar pela Fundação Gilberto Freyre e pelo bairro do Poço da Panela.

- Zona norte, principalmente os bairros de Casa Forte, Parnamirim e Jaqueira. Faça uma caminhada no Parque da Jaqueira. Ao sair do parque beba uma água de coco gelada e saboreie frutas nos quiosques do lado de fora.

- Olinda está a 15 minutos de táxi do Recife Antigo e meia hora de Boa Viagem. A Cidade Alta de Olinda tem ladeiras, casinhas antigas bonitas, vendinhas pega-turista, mas a vista do alto da Sé é linda (tem um elevador da caixa d'água também). É melhor visitada com sol baixo; chegue para almoçar tipo às 13h30 e faça a digestão no sobe-desce-ladeira.

- A ilha de Itamaracá rende um passeio de um dia inteiro, com visita ao Forte Orange, praia na ilhota da Coroa do Avião e uma passada no Projeto Peixe-Boi. No caminho faça um desvio para ver o c entro histórico de Igarassu.

- Porto de Galinhas está a apenas 50 km do aeroporto do Recife. Com a inauguração da Rota do Atlântico, o tempo de trajeto de carro diminuiu para menos de uma hora. Se você quer fazer um bate-volta, consulte a tábua das marés; é na maré baixa que aparecem as piscinas naturais e a praia fica boa para entrar n'água. http://www.viajenaviagem.com/2013/12/transporte-porto-galinhas-aeroporto-recife-onibus-taxi/

A melhor região para pegar praia em Porto de Galinhas é a vizinhança da praia do Muro Alto. Em outros pontos do Cupe não vale a pena ficar à beira-mar, porque o mar é perigoso. O ambiente surfista é a praia principal de Maracaípe.

Vale combinar a segunda atração de Porto de Galinhas, que é a colônia de cavalos marinhos do rio Maracaípe

- A Praia dos Carneiro está a 55 km e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar uma piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário