14 julho 2014

Mapa de viagem... Escandinávia!

E lá vamos nós de novo para mais umas férias! Desta vez, o pequeno vai estar com quase um ano, por isso escolhemos países notoriamente baby-friendly, como Noruega, Suécia e Dinamarca. Vamos no verão, a melhor época para aproveitar os passeios ao ar livre, mas também um período que, dizem, chove muito!

Eis o roteiro, so far:



(Clique nos pontos de interesse para saber mais)

DICAS

Alugue bicicletas! Em Estocolmo e Copenhagem, existem bicis compartilhadas, como as nossas laranjinhas. Nas outras cidades, sempre achamos uma lojinha que alugava por dias.

O transporte público na cidade é bem caro, especialmente para quem não tem cartões pré-pagos ou paga diretamente na catraca, então fizemos praticamente tudo de bicicleta. O ideal é comprar bilhete para períodos longos (24h a 7 dias), que pode ser usado no ônibus, tram, trem, metrô e até barco. Não há venda de bilhete dentro do ônibus.

Leve jaqueta, cachecol e guarda-chuva. Mesmo no verão, pode ficar bem frio. E chove muito, embora a garoa costume ser fina, ou seja, um casaco impermeável e uma capa de chuva no carrinho do bebê resolvem. (PS. Pegamos o verão mais quente dos últimos anos e choveu pouco. Mas choveu. E na Noruega pegamos uns dias de bastante frio, mesmo)

Nos hotéis é possível beber água diretamente da torneira e você pode pedir "tap water" (água de torneira) nos restaurantes. Aproveite para reabastecer sua garrafa de água.

No verão, os dias são longos. O sol nasce por volta das 4h e some às 22h.

Os mercados cobram por sacolas e embalagens, por isso ande com uma. Aliás, paga-se à parte por toda a embalagem de produtos que se consome, mas o dinheiro para ser recuperado em máquinas de reciclagem.

SAS é a companhia aérea estatal dos quatro países escandinavos.

Os banheiros costumam ser pagos (até no McDonald’s).

Muitos estabelecimentos fecham durante o verão, especialmente em julho.

NORUEGA

Carro é desaconselhável, tendo em vista que as estradas, embora com asfalto perfeito, são pequenas e sinuosas, ou seja, extremamente perigosas, exigindo uma habilidade fora do comum do motorista. 

Bacalhau é bom em Portugal, não na Noruega, que é exporta o peixe. Famoso mesmo é o salmão. O bacalhau é bom, sim, mas é fresco (no Brasil comemos o salgado). Comi um ótimo bacalhau cozido no molho num dos restaurantes mais bacanas de Oslo, o Fiskeriet, que é uma peixaria com balcão e mesinhas na calçada. Destaque para o sashimi, o hambúrguer de salmão e o fish & chips.

Em Oslo, hospede-se a uma distância não maior que 3 km a partir da prefeitura, que é área onde as coisas acontecem na cidade.


Existem aproximadamente 55 pontos de reembolso onde você poderá receber sua restituição de imposto em vários pontos de saída da Noruega como aeroportos, fronteiras rodoviárias, a bordo de balsas e navios de cruzeiro. Consulte global-blue.com. Condições para o reembolso: apresente seus bens, seu formulário de isenção de impostos Global Blue e seu passaporte / ID.


Coma o famoso queijo norueguês, o brown cheese. E o caviar! Existe a versão baratinha vendida em bisnagas no supermercado (que eu não curti muito) e uns potinhos que vendem em peixarias e feiras livres de peixe.

A lenda dos trolls (espécie de duende) que vivem nas montanhas é forte na cultura norueguesa. Eles só aparecem durante a noite, por não suportarem a luz, possuem quatro dedos nas mãos e nos pés e têm dotes sobrenaturais. Também são seres agressivos quando contrariados.

Oslo Pass é vendido para períodos de 24, 48 e 72 horas, por 230, 340 e 430 NOK (para adultos). O valor pode parecer alto, mas se você realmente for passar mais de um dia na cidade e visitar mais de 3 atrações pagas (quase todas o são), vale muito a pena, pois inclui praticamente tudo na cidade, além do transporte público de ônibus (exceto os noturnos), bondes, metrô e barco. 


Para pedir que um ônibus: pare no ponto, dê um passo para a frente e mantenha-se próximo da placa sinalizadora do ponto. Olhe para o motorista e mostre que tem a intenção de embarcar.

SUÉCIA

Estocolmo foi construída sobre 14 ilhotas. É uma daquelas cidades pra ser vivida, passando horas tomando uma Fika (café), comendo um sanduíche aberto de picles com salmão e vendo a vida passar, se perder pelas ruas ou pelas ilhas. No verão o ritual Fika nos cafés estilosos da cidade é trocado por mesinhas nas calçadas ou picnic nos parques e brunch no jardim.

As grandes marcas suecas de roupas são Acne, Filippa K, Whyred, Acne, Tiger of Sweden, Hope, Minimarket, Fifth Avenue Shoe Repair, The Local Firm e a Monki. A capital também prima pelas grandes lojas de departamento (as principais são a NK e a Athlens) e pelo design (Kosta Boda, H&M e Ikea).

Faça suas comprar antes das 17h. Muitas lojas fecham cedo, especialmente nos fins de semana. E entre 17h e 18h, as lojas ficam cheias.

Para andar de ônibus, compre o ticket antes em alguma máquina ou balcão pelas estações rodoviárias. Leve-o sempre com você, pois os cobradores aparecem repentinamente. Você deve entrar pela porta da frente do ônibus e encostar o cartão numa máquina ao lado do motorista.


Se pegar um táxi for inevitável (o metrô fecha à 1am), sempre confira a tarifa do lado de fora dos carros. Os táxis na Suécia não são tabelados, e cada motorista cobra o que quer, e a bandeira pode ser de 1 a 6! Uma corrida de 3km pode custar facilmente R$ 40.

Stockholm Card, disponível nos centros de informação ao turista ou no site, dá descontos em 75 museus e atrações, transporte (inclusive Katarinahissen, mas não aos ferries locais, ônibus turístico e ônibus para o aeroporto), passeio de barco e estacionamento em alguns lugares. É válido por 24, 48 ou 72 horas e custa Skr 260/390/540 (Skr 100/140/190 para acompanhante de menores de 18).

Faça um passeio de barco pelos canais.

DINAMARCA

O país é uma monarquia parlamentarista e o reino mais antigo do mundo. O rei mais lembrado de todos é Christian IV, que reinou no século XVII e construiu alguns dos prédios mais famosos de Copenhague, como o prédio da Bolsa de Valores, a Torre Circular, a igreja Trinatis e o castelo de Fredericksborg.

Fazer o tour gratuito do Sanderman em Copenhague + outros walking tours.

No aeroporto de Copenhague existem muitas das lojas que se destacam na cidade com uma versão tax free.

Nenhum comentário:

Postar um comentário